Semana de Desenvolvimento Econômico Minas Gerais (SDE-MG) chegou a 12 territórios este ano e projeta grande salto em 2025

Objetivo é gerar negócios e empregos, qualificar empresários e empreendedores, aumentar a competitividade e fortalecer a economia, além aproximar o estado dos municípios.

A parceria entre o Governo de Minas, por meio da Codemge (Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais), e a ADESIAP MINAS levou o projeto da SDE Minas Gerais a 12 territórios do estado em 2024. A gestão estadual identificou potencial de replicar em cidades que já realizam feiras de negócio as práticas do modelo de evento multifacetado idealizado pela Agência de Desenvolvimento, visando a uma aproximação mais robusta com os setores produtivos locais. Neste primeiro ano da SDE Minas Gerais, o Governo de Minas fez um aporte de R$ 1,1 milhão para o projeto, por meio da Codemge e da ADESIAP MINAS. O recurso foi oferecido aos eventos na forma de prestação de serviços e consultoria. Além de promover o desenvolvimento, esta é uma oportunidade de tornar Governo e municípios ainda mais próximos.

Os eventos de Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Mariana, Nova Lima, Conselheiro Lafaiete, Ipatinga, Santa Bárbara, Guanhães, Araçuaí, Andradas e Sete Lagos reuniram 99.613 visitantes, dos quais 5.182 aproveitaram as diversas oportunidades de capacitação e qualificação profissional. Participaram dos 12 eventos 1.081 expositores de marcas, produtos e serviços que ocuparam 764 estandes. Foram gerados R$ 41.604.240,86 em negócios em tempo real e uma estimativa de negócios futuros no valor de R$ 144.654.530,00, perfazendo o total de R$ 186.258.820,86.

O protejo SDE Minas Gerais é desenvolvido em parceria com os municípios; entidades representativas do comércio, indústria e serviços; empresas patrocinadoras; instituições de ensino; organizações da sociedade civil e outras entidades interessadas.

A Semana de Desenvolvimento Econômico oferece infraestrutura, que inclui capacitação, por meio de palestras, workshops, consultorias e oficinas; além de oportunidades de negócios e relacionamento nas feiras, ampliação do acesso à cultura, à arte e ao entretenimento, como também à tecnologia e educação.

A proposta da Semana de Desenvolvimento Econômico é uma estratégia que permite diversificar a economia; fomentar o empreendedorismo e a inovação; incentivar a adoção de práticas inovadoras; fortalecer as parcerias público-privadas; apostar na educação, capacitação e qualificação profissional como elementos-chave para o desenvolvimento econômico e social; estimular o desenvolvimento regional; reduzir as desigualdades regionais; e promover um crescimento mais equilibrado e inclusivo. O cumprimento de tais metas proporciona o surgimento de um ambiente propício para o fortalecimento dos vários setores da economia e, consequentemente, da competitividade.

Mas a proposta da criação da SDE Minas Gerais representa ainda uma estratégia abrangente e proativa do Governo de Minas e da ADESIAP MINAS para se aproximar dos territórios, estabelecer canais eficazes de comunicação e promover a participação ativa dos cidadãos no processo de construção e implementação de políticas públicas.

Integrar para crescer

Segundo Denis Donato, diretor-executivo da ADESIAP MINAS, o objetivo da Agência de Desenvolvimento de implementar políticas públicas que gerem negócios e empregos, qualifiquem empresários e colaboradores e fortaleçam a economia regional foi alcançado com êxito este ano. “O resumo de 2024 é que conseguimos integrar estado, município, empresas e entidades em prol da missão de desenvolver os territórios. Agora a SDE Minas Gerais conta com o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Codemge, Invest Minas e BDMG. Antes, já eram nossos parceiros a Fecomércio e o Sebrae. Esta parceria tem chamado a atenção de mais cidades, como Belo Horizonte, Betim, Itaúna e Vespasiano, entre tantas outras,  que querem conhecer mais sobre a SDE Minas Gerais e fazer parte dela”.

O diretor da Codemge, Lucas Pitta, afirma que a SDE Minas Gerais oferece as condições de que o estado necessita para auxiliar melhor o meio empresarial e toda a sociedade. “O governador Romeu Zema e o vice Professor Matheus Simões utilizam o desenvolvimento econômico como uma fórmula para desenvolver a sociedade como um todo. Como agente público e empreendedor, eu percebia a dificuldade do estado em fazer a política pública chegar plenamente aos pequenos e médios empreendedores. Então enxerguei nas agendas de desenvolvimento econômico da ADESIAP MINAS, realizadas em parceria com outras entidades, a oportunidade de o estado ofertar melhor estrutura aos eventos de negócios e levar ao meio empresarial políticas públicas e informação, porque muitas vezes as pessoas não conhecem os projetos do estado, que são muitos, excelentes e sem burocracia”.

Na avaliação da secretária adjunta de Estado de Desenvolvimento Econômico, Kathleen Garcia, “a SDE Minas Gerais é um projeto maravilhoso. Apesar de este modelo existir há 20 anos, ainda é inovador. A iniciativa faz o tecido produtivo – indústria, comércio, serviços, cooperação – atuar de forma conjunta porque o setor econômico se forma pela participação de todos.  O projeto está muito alinhado com as propostas do Governo de Minas. Ele nos permite fazer o que tanto nos recomenda o governador Romeu Zema, que é gerar prosperidade, por meio de negócios, emprego e renda”.

Eventos idealizados pela ADESIAP MINAS

Nova Lima

Entre os dias 23 e 25 de julho, Nova Lima sediou a 1ª Semana de Desenvolvimento Econômico (SDE), um evento que reuniu empresários e empreendedores locais no Jardim Canadá. Realizada e gerida pela ADESIAP MINAS, a iniciativa aconteceu no Contemporâneo Hall (patrocinador). A SDE Nova Lima teve como objetivo capacitar os participantes, oferecer uma plataforma para a exposição de produtos e propiciar networking. Durante os três dias, especialistas em desenvolvimento local e negócios compartilharam conhecimentos e experiências, incentivando a integração entre os setores público, privado e a sociedade civil. O público também pôde desfrutar de gastronomia, shows, oficinas e exposição do comércio local. 

A SDE Nova Lima contou com 31 expositores e 28 estandes, incluindo uma praça de alimentação. No total, 627 pessoas participaram dos três dias de evento. Foram capacitadas 251 pessoas em 26 horas de capacitação.

Os negócios realizados durante o evento geraram R$ 38.950,00, com estimativa de novos R$ 6.280,00 em negócios futuros.

Helida Agatha, da Pet’s House, uma das expositoras da feira e participante de uma das oficinas, considerou a experiência excelente. “Tive uma nova visão sobre como precificar os produtos graças à oficina. Além disso, conheci fornecedores e empreendedores. Fiz um networking maravilhoso e ganhei novos parceiros”.

A ADESIAP MINAS atua há três anos em Nova Lima e já vem fazendo parte da comunidade de empresários e empreendedores, propondo e desenvolvendo diversos projetos de capacitação, como também oferecendo apoio diário a eles.

Laydiane Almeida, coordenadora da unidade ADESIAP MINAS Nova Lima – Jardim Canadá, refletiu sobre a relevância do evento. “A Semana foi um desafio para nós por ser a primeira, mas o retorno que tivemos foi positivo, tanto dos expositores, quanto dos visitantes. Agradeço a todos e gostaria de convidá-los para a próxima em 2025”.

Itabirito

Evento que deu origem à Maratona de Crescimento e Desenvolvimento na região Central de Minas há 20 anos e culminou na criação da SDE Minas Gerais, a Semana de Desenvolvimento de Itabirito, realizada pela Prefeitura Municipal e gerida pela ADESIAP MINAS, criou, nos 18 anos de existência, uma cultura de valorização da economia local. O itabiritense faz questão de participar do evento para conhecer novos produtos e serviços ofertados nos quatro dias. Ele também se qualifica, faz negócios e se diverte. Por sua vez, as empresas aproveitam a feira de negócios para apresentar o que têm de melhor para a população.

A 18ª edição propôs o tema “Inovação e tecnologia” e o lema “Explore um mundo de inovação e negócios e vivencie essa energia contagiante”, refletindo os esforços locais para que o desenvolvimento sustentável seja alcançado por meio do uso das ferramentas mais modernas disponíveis.

Este ano, passaram pela Área da Julifest, entre 27 e 30 de agosto, 13.589 visitantes. A feira de negócios contou com 100 expositores que ocuparam 137 estandes e gerou R$ 2.508.629,68. A previsão é de que novos R$ 6.091.400,00 sejam gerados em negócios futuros. O evento também arrecadou 287,420 kg de alimentos que foram doados para instituições locais.

Cursos, oficinas e palestras capacitaram 847 pessoas durante 80 horas. Além disso, a 18ª SDE de Itabirito arrecadou 287,420 kg de alimentos que foram doados a Instituição Casa de Apoio.

De acordo com o prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira, a SDE reflete a força do empreendedorismo local e regional. “Começamos com um evento bem simplório e, com os anos, ele foi se ampliando. Hoje a SDE é gigante em tamanho, número de expositores e de participantes. Mudamos também um pouco das características da feira, porque hoje é possível ao expositor, não só apresentar os produtos e serviços, como empreender, o que desenvolveu muitos negócios locais e regionais”.

Clóvis Santos, morador de Itabirito há 5 anos, participa como consumidor de produtos e aproveita os atrativos da SDE todo ano. “Esse evento fomenta o comércio local, as pessoas aprendem a empreender. Aqui conhecemos alternativas de produtos para levar para a casa. Vemos muita diversificação. Os estandes estão bonitos, a organização é muito boa. Ano que vem, a família inteira estará de volta”, promete o trabalhador da mineração.

Ouro Branco

Realizada pela Prefeitura Municipal e gerida pela ADESIAP MINAS, a 4ª Semana de Desenvolvimento Econômico e da Sustentabilidade (SDE+), de Ouro Branco, realizada na Praça de Eventos e na Prefeitura, entre 3 e 6 de setembro, inovou ao incluir o conceito da sustentabilidade ao evento, incentivando empresas e expositores a aderirem a práticas voltadas para a preservação do meio ambiente, responsabilidade social e transparência empresarial.

Participaram do evento de fomento à economia local e regional do Alto Paraopeba empresários e empreendedores que receberam certificação ambiental. Esta permite a concessão de um selo provisório – Selo “Empresa Amiga da Natureza”.

Além de incentivar empresários e empreendedores a praticarem ações voltadas para a preservação ambiental, o evento deu seus próprios bons exemplos. A campanha de troca de garrafas por mudas, com objetivo de dar a destinação correta aos resíduos sólidos, recolheu 15 mil garrafas pets (1.119,45 KG de material reciclável) e doou 3 mil mudas. Além disso, as 30 Toneladas de CO2 emitidas pelo evento foram neutralizadas, graças a uma parceria com a Planton. Desta forma, as emissões relacionadas, desde o consumo de energia até o deslocamento dos participantes para o local da filmagem para divulgação, foram calculadas e compensadas por meio da aquisição de créditos de carbono reconhecidos internacionalmente.

O evento contribuiu para o aperfeiçoamento profissional. Dos 6.949 participantes da SDE+, 850 aproveitaram as oportunidades para se capacitar, ao participarem de palestras, cursos, oficinas que, juntas, somaram 70 horas.

O propósito de fomento à economia também foi alcançado. A SDE + gerou este ano R$ 1.117.918,00 negócios durante os quatro dias de evento. Já a estimativa de negócios futuros é de R$ 431.000,00.

O evento é uma vitrine para toda a economia criativa, representada este ano por cervejarias artesanais, o artesanato, a gastronomia local e regional, artistas da cidade, entre outros, que expuseram e comercializaram seus produtos e serviços durante os quatro dias. 

Fred Guimarães, sócio proprietário da A Fábrica Cervejeira, diz que “o evento é sempre uma oportunidade que temos de furar a bolha e apresentar nosso leque de produtos”. Engajada com a temática da SDE+, A Fábrica Cervejeira inovou nesta edição e promete outra novidade para 2025: “Sempre investimos em tecnologia. Este ano apostamos em um sistema com fichas para evitar fila, que emite menos papel e atendeu ao aspecto sustentável do evento. Contamos também com um totem de autoatendimento, onde os clientes podiam consultar os produtos disponíveis e comprar sem filas. Estamos pensando em uma novidade para 2025 ainda mais sustentável do que a deste ano, que é a implementação de uma lata de cerveja, que é 99% reciclável. A ideia é levar o equipamento para o evento e fazer o envase lá mesmo com o rótulo que a pessoa escolher”.

Voo livre

Um estande da SDE+ divulgou a prática de voo livre em Ouro Branco. A atividade esportiva vem crescendo de forma significativa na cidade e na região, especialmente no Parque Estadual da Serra do Ouro Branco. O município está à espera da regulamentação da prática esportiva no parque, onde será instalada uma rampa de voo livre e paramotor, com o objetivo de impulsionar o ecoturismo e fortalecer a economia local, integrando o esporte à preservação ambiental.

De acordo com Rafael Pereira, praticante de voo livre e primeiro voador de paramotor de Ouro Branco, “a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, tem desempenhado um papel essencial na promoção da atividade e na conscientização sobre a necessidade de regulamentação dela no município. Inserida neste contexto, a Semana de Desenvolvimento Econômico e da Sustentabilidade (SDE+) tem colaborado na divulgação do voo livre em Ouro Branco e cidades vizinhas. Com a estrutura adequada, Ouro Branco pode se firmar como um destino de ecoturismo e esportes aéreos”.

Enduro da Independência

Mais de 2 mil visitantes passaram pela cidade só para acompanhar o início da etapa final do 42º Enduro da Independência, que contou com evento paralelo e provas. Uma delas foi a largada da competição internacional rumo a Baependi, onde os pilotos receberam a bandeirada final no dia 7 de setembro.

Ouro Preto

Depois do sucesso da primeira edição da Semana de Desenvolvimento Econômico (SDE) em 2023, Ouro Preto promoveu sua 2ª SDE este ano. O tema “Explore Novos Horizontes com um Olhar Inovador, Criando Novos Negócios e Oportunidades” aponta para a necessidade de o empreendedor e o empresário inovarem e se adaptarem ao cenário econômico atual. Com esta segunda edição, realizada e gerida pela ADESIAP MINAS, a cidade reafirma seu propósito de investir na diversificação econômica e se integrar de vez a outros municípios com características similares as dela na busca pelo desenvolvimento regional, de maneira sustentável.

O evento ocorreu, entre 18 e 21 de setembro, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e contou com a participação de 1.476 pessoas. Destes, 1.177 se capacitaram durante 53h15. Os 54 estandes foram ocupados por 43 expositores.

Os negócios ocorridos durante a 2ª SDE de Ouro Preto geraram R$ 101.553,18. Há ainda a estimativa de mais R$ 3.270.750,00 em negócios futuros.

A 2ª SDE de Ouro Preto apresentou uma programação diversificada ao abordar temas estratégicos para o desenvolvimento local, em atividades direcionadas para estudantes, empresários e população em geral. Um dos destaques foi o “Fórum de Economia Criativa como alternativa de diversificação econômica”, que lançou o projeto “Ouro Preto, Cidade Criativa”. Produto do Plano de Desenvolvimento da Economia Criativa (PDEC), o projeto “Ouro Preto, Cidade Criativa”, desenvolvido pela Prefeitura, UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) e UFV (Universidade Federal de Viçosa), a iniciativa pretende submeter Ouro Preto como uma cidade criativa pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no campo das artes e do artesanato.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Ouro Preto, Felipe Guerra, o turismo é a atividade que mais emprega no município e fomenta a cultura local. “Então buscar esta chancela de ‘Cidade Criativa da Unesco’ será muito importante para a valorização de todos os nossos artistas e artesãos, também porque coloca a cidade neste cenário, gerando mais turistas, mais dinheiro, o que provoca um giro maior da economia criativa, que ganha agora este plano próprio”, enfatiza.

Mariana

A primeira capital de Minas Gerais movimenta-se para combinar seu legado histórico com uma visão voltada para o futuro. Em um mundo em constante transformação, a capacidade de perceber novas oportunidades e abordar desafios com criatividade é essencial para o crescimento e a sustentabilidade. Com base neste preceito, a ADESIAP MINAS realizou a 3ª Semana de Desenvolvimento Econômico de Mariana, entre os dias 24 e 26 de outubro, no Centro de Convenções Alphonsus de Guimarães.

O tema “Desenvolve Mariana: Impulsionando o futuro com a força da economia criativa” destaca a necessidade de inovação e adaptação ao cenário econômico atual. Com este foco, a 3ª SDE de Mariana capacitou 614 pessoas e promoveu ações voltadas à diversificação econômica local. Mesmo sem constituir uma feira de negócios nesta edição, o evento gerou R$ 3.200,00 negócios, além da estimativa de outros R$ 10.600,00 para os meses seguintes.

A oficina “Territórios Criativos e Desenvolvimento Local”, ministrada pelo diretor da Planeta Cultura e Sustentabilidade, Antônio Caieiro, encaixou-se perfeitamente com a temática geral da SDE. “Isto porque trazemos a economia criativa como um fator de diversificação econômica para o município. Mas também pensando na organização e governança dos territórios: como podemos desenvolver um turismo de base comunitária, criativo, considerando todos os potenciais que temos. É importante que o município também assuma uma inteligência nesta área e se dedique a desenvolvê-la. Acreditamos nisso como um vetor de desenvolvimento econômico”, considera o instrutor.

A Samarco apresentou o “Plano de Apoio à Diversificação Econômica – PADE: Conceitos e ações estratégicas”, criado para levantar as potencialidades das cidades de Mariana e Ouro Preto, propor a instalação de uma Governança Territorial com representatividade dos três setores (poder público, sociedade civil e setor produtivo) e apoiar na construção de ações de curto, médio e longo prazos. Estas e outras iniciativas da Samarco e as da Vale foram apresentadas em dois estandes durante o evento.

Exemplo de ator da economia criativa local, o Coletivo de Artesãos de Mariana e dos Distritos, que reúne várias associações do segmento, realizou exposição de seus trabalhos, fazendo jus ao tema do evento: “Desenvolve Mariana: impulsionando o futuro por meio da economia criativa”. A participação de 13 artesãs e artesãos teve um papel essencial no evento, contribuindo para o fortalecimento de setores alternativos à mineração e gerando oportunidades de visibilidade para esses profissionais.

A artesã e bordadeira Vera Joly se diz muito feliz em participar do evento e conta como ela e suas colegas chegaram até ele. “Em outubro de 2023, aconteceu a Conferência Municipal de Mariana, eu e Maria Zélia fomos eleitas conselheiras e sentimos a necessidade de apresentar as demandas da classe. Buscamos o secretário de Cultura, Gustavo Leite, que nos acolheu, e colocamos a necessidade de uma união entre todos os grupos de artesãs de Mariana. A Prefeitura nos ajudou a organizar uma agenda de exposições no Terminal Turístico, onde estamos desde julho. O Coletivo de Artesãos de Mariana e dos Distritos reúne nove grupos de associações e artesãs individuais”.

“Nosso maior ganho foi garantir essa participação nesta Semana, que, para nós, é grande de importância, porque tornamos conhecidas as diferentes técnicas que Mariana tem, através do nosso trabalho. Queremos que o artesanato seja reconhecido como um ponto muito importante na cadeia produtiva da cidade”, diz a artesã.

Conselheiro Lafaiete

Não só os números, mas também a confiança, o empenho e o desejo coletivo de prosperidade consolidaram a 1ª Semana de Desenvolvimento Econômico (SDE) de Conselheiro Lafaiete como marco do tão sonhado desenvolvimento econômico do município.  Realizado pela Prefeitura Municipal e gerido pela ADESIAP MINAS, entre 29 de outubro e 1º de novembro, no Parque de Exposições Tancredo Neves, o evento inédito e, a partir de agora, indispensável, atraiu 5.300 visitantes. Palestras e oficinas capacitaram 938 pessoas durante 45 horas. Foram arrecadados 277.200 kg de alimentos e doados para instituições locais.

A feira de negócios contou com 70 expositores que ocuparam 95 estandes, que demonstraram grande satisfação ao final dos quatro dias, quando realizaram vendas e compras em tempo real e relacionamentos com objetivo de negócios futuros. Enquanto uns se divertem, outros trabalham. Shows musicais, uma praça de alimentação para diversos gostos e o espaço kids ofertaram faturamento a empreendedores, além de diversão e boa gastronomia para o público.

Empresários e empreendedores de Lafaiete investiram na apresentação de seus produtos e serviços como quem investe em um cortejo. Os estandes foram bem ornamentados, revestidos de criatividade e ocupados por profissionais receptivos. Enquanto uma empresa oferecia drinks ao público, outras disponibilizavam produtos como chopp, café, doces e pipoca para a degustação, assim como fez o Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap), que expôs alimentos que levam o SIR (Selo de Inspeção Regional).

Resultado: Lafaiete movimentou R$ 2.876.200,00 durante o evento e projeta negociações futuras envolvendo R$ 8.164.000,00.

Aeroporto das Bandeirinhas

Um dos principais temas tratados no evento foi a reativação da operação do Aeroporto das Bandeirinhas, agora pelo município. A iniciativa é apoiada por toda a região porque o equipamento é essencial para o desenvolvimento do turismo, de outras atividades econômicas e para a qualidade de vida em diversas cidades do Alto Paraopeba, Inconfidentes e até mesmo da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Existe atualmente um aporte da ordem de R$ 6 milhões para as obras.

“Já fizemos a maior parte das intervenções, falta fazer apenas a pavimentação da pista, que estamos estruturando. Se não conseguirmos concluir ainda neste mandato, deixaremos as condições necessárias para o próximo prefeito terminar a obra, com recursos garantidos”, assegura o prefeito Mário Marcus.

O Aeroporto das Andorinhas já foi utilizado para o desenvolvimento de aeronaves movidas a etanol, como base de apoio ao combate a incêndios na região Central do estado e no socorro a casos graves de saúde.

2ª SDE CL

O prefeito eleito, Leandro Chagas, anunciou que Lafaiete realizará o evento novamente em 2025. “Assumimos o compromisso de realizar a 2ª Semana de Desenvolvimento Econômico, já com a meta de dobrar o número de estandes”. Houve esgotamento dos 150 estandes colocados à venda para o evento de 2025, ainda no terceiro dia da primeira edição, o que, até então, era inédito. Foi aberto um cadastro de novos interessados.

Eventos apoiados pela SDE Minas Gerais

Guanhães

Com deslumbrantes cachoeiras e rica fauna e flora, um vibrante centro cultural e econômico e uma atividade agropecuária em franca expansão, Guanhães realiza a maior Feira Multissetorial do Centro Nordeste Mineiro, a Guanhães Multinegócios Setoriais. Este ano, o evento tornou-se ainda mais abrangente e apresentou novidades. Entre os dias 22 a 24 de agosto, empresários, empreendedores e visitantes de toda a região se encontraram no Guanhães Clube, que sediou o evento. Cerca de 9 mil pessoas passaram pelo local e se beneficiaram da qualificação profissional, exposição de produtos e serviços, relacionamentos de negócios e entretenimento.

Realizado pela Associação Comercial e Empresarial de Guanhães e correalizado pelo Sicoob Credicenm e com a ADESIAP MINAS no papel de articuladora da integração de setores público, privado e terceiro setor, a Guanhães Multinegócios Setoriais ganhou novos posicionamento e perspectivas, teve seu tamanho e a projeção de negócios duplicados em relação aos da edição anterior. Foram gerados R$ 2.641.500,00, além de uma estimativa de negócios futuros da ordem de R$ 7.370.000,00. Os 46 expositores ocuparam 66 estandes. A praça de alimentação mais ampla serviu melhor os clientes. Estes e outros atrativos ocuparam um só ambiente, que ofereceu melhores condições de acessibilidade.

O evento capacitou 27 pessoas e promoveu diversas outras atividades que também geraram conhecimento.

Pedro Peixoto, presidente da ACIG, destacou a importância do associativismo como uma força vital para o desenvolvimento de Guanhães e a realização de eventos significativos na cidade. “A união entre os diversos setores é essencial para viabilizar eventos como a Guanhães Multinegócios, que não só promovem intercâmbio de ideias e oportunidades, mas também fortalecem a economia local”.

“A nossa primeira feira, inspirada na de Santa Bárbara, ocorreu logo após a pandemia. Era um desafio enorme para nós, por falta de orçamento e porque nunca havíamos feito algo parecido na cidade. Já na nossa gestão, realizamos a segunda edição e, em seguida, fomos convidados pelo Lucas Pitta para fazermos parte da SDE MG. Aproveitamos as informações geradas por uma pesquisa de satisfação realizada na segunda edição para aprimorarmos o evento. Este ano, nós o realizamos em um mesmo pavimento, com acessibilidade e 66 estandes maravilhosos, sendo quatro deles da área gourmet”, conta.  

A força do Agro

O setor agropecuário é o coração pulsante de Guanhães e, por isso, a presença da cooperativa Coopercentro no evento Guanhães Multinegócios foi fundamental. As cooperativas não apenas representam os interesses dos agricultores locais, mas também promovem a união e a colaboração entre os produtores, fortalecendo a economia da região. Juntos, o agro e as cooperativas têm o poder de transformar Guanhães em um polo de desenvolvimento sustentável, mostrando que a união faz a força.

“Nossa participação na feira é muito importante a fim de trazermos benefícios para os produtores rurais, principalmente neste período do ano. A feira vem a calhar para que os produtores façam bons contratos, enquanto aproveitam as condições que a cooperativa oferece a eles na aquisição de rações, adubos, plantio da safra e travamento dos custos de produção até o final do ano”, Ênio Caldeira, presidente da Coopercentro (Cooperativa Regional de Produtores Rurais do Centro Nordeste Mineiro).

Araçuaí

O Lithium Business 2024 reuniu, entre 2 e 4 de julho, em Araçuaí, no Vale do Jequetinhonha, os principais players do mercado de Lítio brasileiro, com foco especial nessa região do estado. Destacando não apenas a riqueza local, mas também explorando seu potencial para oportunidades futuras.

Realizado pela R2 Valor Público, o evento contou com a ADESIAP MINAS, como articuladora entre os setores público, privado e terceiro setor.  Além de apoiarem o evento, o Governo de Minas, a Codemge e a Agência de Desenvolvimento aproveitaram o propósito dele para conhecerem melhor a realidade e potencialidades locais, a fim de avaliarem a possibilidade de implementação de ações na cidade e região futuramente.

O Lithium Business 2024 recebeu 3.469 visitantes, 56 expositores dispostos em 50 estandes e qualificou 357 pessoas.

Ipatinga

Outro evento que se integrou à SDE Minas Gerais neste primeiro ano do projeto foi a Feiraço – Feira Comercial de Produtos e Serviços de Ipatinga. Ela é realizada há quatro anos pela Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi), CDL Ipatinga e Sebrae Minas.

De 15 a 18 de maio, a Feiraço, que acontece no estacionamento do Ipatingão, recebeu 30 mil visitantes. O evento contou ainda com 144 estandes e 90 expositores, que apresentaram e comercializaram diversos produtos, serviços e atividades. Todos tiveram acesso ainda a entretenimento, com a realização de shows regionais em todos os dias de feira. Os negócios feitos no período geraram R$ 7.041.290,00 e ainda uma estimativa de futuros negócios da ordem de R$ 26.777.000,00.

Para Luís Henrique Alves, presidente da Aciapi, o apoio do Governo de Minas demonstra que a Feiraço está se estruturando e se solidificando no cenário estadual. “Gostaria de agradecer ao governador Romeu Zema, a toda à equipe da Codemge e a da ADESIAP MINAS, por esta importante parceria, da qual as cidades do interior precisam. A gente sabe do espírito empreendedor do governador, o que é fundamental, porque nos ajuda, nos fortalece e nos motiva muito a realizar estes eventos, que são desafiadores, mas muito compensadores”.

Santa Bárbara

A 25ª Feira Multissetorial de Santa Bárbara é uma realização da Associação Comercial e Empresarial de Santa Bárbara (Acisb) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Este é um evento chave para conectar pessoas e impulsionar negócios na região do Médio Piracicaba. Em uma cidade onde o principal setor produtivo ainda é a mineração, que participou efetivamente do evento, setores como turismo, tecnologia, agronegócio e gastronomia marcaram presença no Parque de Exposições Adilson Melo entre os dias 23 e 25 de maio.

Prestigiaram a 25ª Feira Multissetorial de Santa Bárbara 5.121 visitantes. O evento contou com 120 estandes e 76 expositores, gerando R$                        1.274.500,00 em negócios e outros R$ 37.935.000,00 em negócios futuros.

Além das oportunidades comerciais, o evento oferece atividades culturais, rodadas de negócios e uma área gourmet, destacando-se também pelo Espaço Social, dedicado a empreendimentos com impacto social.

De acordo com o presidente da Acisb e CDL de Santa Bárbara, Antônio Melo, a 25ª edição da Feira Multissetorial buscou criar uma atmosfera exclusiva para a geração de negócios naquela região. Através de estratégias inovadoras, busca impulsionar os resultados dos expositores e proporcionar uma experiência enriquecedora para os visitantes. Outro objetivo é destacar a vocação mineradora e o potencial turístico de Santa Bárbara e cidades vizinhas, fortalecendo assim a diversificação econômica e o desenvolvimento territorial.

“A Feira Multissetorial cria empregos, gera renda, traz benefícios para a comunidade e para as empresas, porque dependemos de ambas. Importante salientar ainda que o evento cresce a cada ano, porque possui grande potencial e há muitas atividades sendo desenvolvidas no município”, afirma o dirigente. 

Sobre o apoio da SDE Minas Gerais à Feira Multissetorial de Santa Bárbara e a outros dez eventos em 2024, Antônio Melo salienta que “o desenvolvimento econômico é o que as regiões do estado precisam. O Governo de Minas, em especial neste projeto conjunto com a ADESIAP MINAS, tem trabalhado com excelência. Ano passado, o estado apoiou nosso evento, este ano aumentou sua participação e já promete novo salto para 2025”, completou Antônio Melo.

Andradas

A 30ª Exposição e Feira Industrial e Comercial de Andradas (EXPOFICA), realizada pela Associação Comercial e Rural e Câmara de Dirigentes Lojistas (ACIRA CDL) daquela cidade, reuniu o melhor da indústria e do comércio locais. O evento propicia, anualmente, acesso dos participantes às novidades do mundo da inovação, oportunidades de negócios e diversão para toda a família. Passaram pelo Pavilhão do Vinho 12.324 pessoas entre 11 e 21 de julho, entre eles muitos turistas.

Segundo Júlio César Manzoli, presidente em exercício da ACIRA CDL Andradas, “comemorar as bodas de pérola e com sucesso foi um desafio muito grande. Ao longo dos anos, fomos desenvolvendo o evento até alcançarmos este patamar. Atraímos para a feira desde as pequenas até as grandes empresas. Andradas é uma cidade muito abençoada, porque conta com diversidade empresarial, formada por propriedades rurais, comércio e indústria. Nossa feira reuniu este ano 46 expositores que ocuparam 69 estandes, com seus produtos de qualidade, como queijo, vinho, azeite, café, bolachas, cerâmica, confecção, que são referências para o estado e o País, entre outros produtos”.

O evento de Andradas gerou R$ 692.000,00 em negócios feitos em tempo real e terminou com perspectiva de gerar mais R$ 1.955.000,00 nos meses seguintes.

Sete Lagoas

Realizada entre 14 e 17 de agosto, a terceira edição da Feira da Conexão entre o Agro, Indústria, Comércio e Serviços de Sete Lagoas (FECONEX 2024) é uma iniciativa que une a Associação Comercial e Industrial (ACI) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Sete Lagoas, em parceria com o Grupo Uai Eventos. A FECONEX 2023 foi realizada mais uma vez no estacionamento da Arena Jacaré, ocupando uma área de mais de 6.000 m².

A FECONEX surgiu da necessidade de se criar um evento de negócios na região e também por outro motivo, como explica Klaus Chaves, seu organizador: “Detectamos que os setores de indústria, comércio e serviços necessitavam de uma conexão maior entre eles. Percebemos durante os quatro dias de atividades que a indústria já se conecta mais com o comércio, que está mais próxima do setor de serviços. Este último possui muito mais prestadores, auxiliando inclusive o agronegócio, que se desenvolve em nossa cidade. Toda essa roda econômica regional é movimentada por este evento, desde 2019, quando foi criado”.

A Associação Comercial e Industrial de Sete Lagoas (ACI) apresentou, durante o evento, o HELENAS, Núcleo da Mulher Empreendedora de Sete Lagoas. “Nós somos o maior movimento do gênero em Minas Gerais, contando com 172 empreendedoras e apresentamos em nosso estande da FECONEX uma pequena amostra do que somos capazes de fazer. Muitas dessas empresas talvez não pudessem estar, isoladamente, em uma grande feira como esta, mas juntas podemos alcançar grandes realizações”.

A FECONEX 2024 recebeu 11. 144 pessoas. Os negócios feitos pelos 146 expositores, que ocuparam 194 estandes, e uma rodada de negócios geraram R$ 23.308.500,00 e ainda uma estimativa de R$ 52.643.500,00 em negócios futuros durante os quatro dias.

As atividades de capacitação e qualificação profissional beneficiaram 121 pessoas.

ADESIAP MINAS

Entre os elementos centrais para a promoção do desenvolvimento econômico e social está a agência de desenvolvimento. Há 22 anos impactando positivamente a vida em diversas comunidades, a ADESIAP MINAS nasceu em 2003 como Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Itabirito (ADESITA), uma iniciativa ousada, que buscava integrar sociedade, empresas e governos para transformar aquela cidade. Em 2020, ampliou sua atuação para toda a região dos Inconfidentes e Alto Paraopeba, passando a se denominar ADESIAP. Em 2023, ao ser convidada pelo governo do estado para a parceria que visa ao crescimento sustentável de todo o território estadual, assumiu a nomenclatura ADESIAP MINAS.

A agência de desenvolvimento possui vasta experiência em prestação de serviços voltados para o aquecimento da economia e o desenvolvimento de programas e projetos que visam o crescimento sustentável das regiões onde atua.

Símbolo

O Pêndulo de Newton foi escolhido como símbolo oficial do convite para os eventos da SDE Minas Gerais, destacando o desenvolvimento local como objetivo principal. Esta iniciativa reforça a integração e atuação conjunta de todos os setores para alcançar o objetivo da SDE Minas Gerais. Um momento que marca Minas Gerais, quando forças e energias se unem em um movimento integrado em busca de um objetivo comum: o desenvolvimento das pessoas e dos territórios mineiros.

SDE Minas Gerais 2025

O diretor da Codemge, Lucas Pitta, assegura que, em 2025, a SDE Minas Gerais contará com mais municípios. “Este foi o primeiro ano, já nascemos grandes. Além destes 12 eventos, há outros de que participei e seus organizadores já querem trazê-los para dentro do guarda-chuva da SDE Minas Gerais”.

Com o aceno positivo do estado, o planejamento do calendário de 2025 já começou. “Estamos desenvolvendo o projeto de captação de recursos, já que nossa Agência de Desenvolvimento tem responsabilidade de captar cerca de 50% do que é gasto para que empreendedor e empresário possam ter acesso a estandes com quase 80% de subsídio. Pretendemos fazer o lançamento da nossa a agenda de eventos entre janeiro e fevereiro, com a presença do governador, dos prefeitos e dos órgãos que nos apoiam. Certamente daremos um salto no número de eventos no próximo ano. Nossa maratona se tornará um verdadeiro circuito do crescimento sustentável”, revela Denis Donato.

Texto: REVERBERAAA COMUNICAÇÃO!!!


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *